A Fenícia foi uma antiga civilização, surgida por volta de 3.000 a.C., no Levante, localizada onde se situa o Líbano moderno.
A civilização fenícia se desenvolveu e prosperou: de Trípoli e Biblos, no norte do Líbano, até o Monte Carmelo, na moderna Israel.
Além de sua região original, os domínios fenícios se estenderam ao longo do Mediterrâneo: de Chipre à Península Ibérica.
O termo Fenícia tem origem grega e, provavelmente, descrevia uma de suas exportações mais famosas, que era um corante, também conhecido como púrpura tíria.
Os fenícios eram conhecidos como comerciantes e marinheiros habilidosos e tornaram-se o poder comercial dominante durante grande parte da antiguidade clássica.
Essa civilização desenvolveu uma extensa rede de comércio marítimo que durou mais de um milênio, ajudando a facilitar o intercâmbio de culturas, ideias e conhecimentos entre os principais berços da civilização, como a Grécia, o Egito e a Mesopotâmia.
Os fenícios estabeleceram colônias e postos comerciais em todo o Mediterrâneo. Sua sociedade e vida cultural centravam-se no comércio e na navegação.
Seu legado mais conhecido é o alfabeto, tido com o mais antigo do mundo e que foi transmitido por meio do Mar Mediterrâneo, além de ter sido usado para desenvolver a escrita árabe, o alfabeto grego e, por sua vez, os alfabetos latino e cirílico.
Aos fenícios também são creditadas inovações na construção de embarcações, navegação, indústria e agricultura. Acredita-se que sua rede de comércio internacional tenha fomentado os fundamentos econômicos, políticos e culturais da civilização ocidental.
A Phoenicia Consultoria nasceu há mais de 15 anos inspirada na capacidade de integração entre culturas, inovação e empreendedorismo desse povo.
Nossa vocação e propósito são: melhorar a performance comercial, econômica, logística e tributária das empresas que atuam ou pretendem atuar no dinâmico, próspero, multicultural e fascinante comércio exterior.